Mediação de Conflitos

Por vezes os conflitos são vividos de uma forma tão intensa que as partes só procuram manter suas posições, defendê-las, sem a possibilidade de estabelecer um verdadeiro dialogo, podendo ouvir-se e ouvir o outro, sem ficar preparando o próximo argumento.

A Mediação de Conflitos é uma técnica para conduzir disputas, por meio do diálogo entre as partes conflitantes, na busca de uma solução que para ambas seja viável, realística, satisfatória e, se possível, criativa. A Mediação de Conflitos é um método não-adversarial de resolução de conflitos, no qual uma terceira pessoa, não envolvida no mesmo e com treinamento para tal, procura de forma imparcial auxiliar as partes a discriminar e refletir sobre seus reais interesses, necessidades, desejos e propostas de solução, por meio do dialogo cooperativo, buscando preservar os vínculos afetivos existentes.

A duração de um processo de Mediação de Conflitos é variável, podendo durar de 1 a 10 sessões, dependendo do local no qual é realizada, da profundidade da situação a ser trabalhada, da disponibilidade das partes e do mediador.

A Mediação de Conflitos tem sido aplicada em vários contextos, entre elas nas disputas conjugais e familiares, com resultados favoráveis.