Escolher a escola para seu filho? E agora?

A escolha do momento adequado para deixar a criança em uma escola maternal ou pré-escola, sempre é difícil, implicando em diversos fatores práticos e motivacionais.

Os pais devem ter claro os motivos da decisão e concordarem com os mesmos, pois será um processo de adaptação para todos os envolvidos.

Algumas questões práticas a serem consideradas para a busca da escola: localização, horário, valor da mensalidade – esses aspectos viabilizam a permanência da criança? È uma questão importante, pois se a criança se adapta, estabelece vínculos e seria esperado que ela pudesse permanecer na escola.

Avaliar a ideologia da escola: normas, valores, padrões de higiene, forma como as professoras ou assistentes lidam com as crianças (aspectos observáveis na visita à escola), tipo de disciplina exigida, o que esperam da criança e dos pais – Esses aspectos são compatíveis com os valores e hábitos da família? A família tem acesso a informações, pode monitorar a criança online?

Os diferenciais entre as diversas escolas dependerão muito do padrão de exigências da família – para mim considero prioritário um tratamento mais afetivo, que respeite o ritmo e o desenvolvimento da criança.

Processo de inclusão: antes de fazer a matricula levar a criança para conhecer a escola, observar como se sente, se relaciona – afinal ela também precisa participar da escolha. Nos primeiros dias acordar com a escola como será o processo de adaptação, que muitas vezes é mais difícil para a mãe do que para a criança.

E comum no inicio a criança sentir a separação da mãe e chorar para entrar. O mais importante é observar como a criança sai da escola – se sai chorando ou triste torna-se interessante avaliar essa adaptação ou as ocorrências escolares. Se sai brincando, feliz, é sinal de que gosta da escola, sente-se acolhida.

Um outro fator importante para a adaptação da criança na escola são os sentimentos mobilizados nos pais. Se os pais estiverem convencidos e seguros sobre sua escolha, se ao deixarem a criança na escola se despedirem com serenidade, ela também sentir-se-á segura. Criança gosta de estar com outras crianças e de experimentar coisas novas, sendo fundamental para seu desenvolvimento aprender a lidar com frustrações, diferenças, limites, separações dos pais. Poder falar de seu dia ao voltar para casa, de suas duvidas, medos e ser encorajada a enfrentá-los. E importante ouvi-la até para detectar e checar comportamentos inadequados de pessoas que permaneçam com ela na escola, bem como alterações de comportamento da criança.

No caso de bebes, é importante avaliar o espaço reservado para os mesmos, a questão de higiene, adequação das cuidadoras, estímulos disponíveis. Observar alterações do comportamento do bebe em casa – irritação, choro, marcas pelo corpo, inapetência, alterações do sono , que podem ser indicativos de que alguma coisa não esta bem. Sugiro também visitas surpresa, ou monitoramento online, para averiguar como a criança  está sendo  tratada, tipo de atenção e cuidados.

Muitas vezes não conseguimos acertar em uma primeira tentativa. O importante é ter serenidade para observar e seguir sua intuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>