Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico possibilita uma compreensão da estrutura da personalidade e funcionamento mental do individuo, considerando-se sua realidade biopsicossocial, buscando-se enfocar tanto as dificuldades como os recursos disponíveis internamente para superá-las, bem como as potencialidades, nem sempre conhecidas.

A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico é estruturada de acordo com os objetivos propostos, podendo enfatizar a avaliação cognitiva, a avaliação da personalidade ou ambas. Sua duração e técnicas utilizadas dependerão desses objetivos.

A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico pode ser utilizada em todas as faixas etárias da infância à terceira idade, com técnicas especificas e padronizadas para cada idade. No caso de crianças e adolescentes, no processo da avaliação psicológica são incluídas entrevistas com os pais. No caso de pessoas adultas com sérios transtornos psicológicos também a presença de familiares pode ser requerida.

A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico é um processo diagnóstico pode ser realizado por meio de entrevistas clínicas, observações, escalas, técnicas projetivas, entrevista devolutiva, sendo que ao possibilitar uma leitura em profundidade da estrutura e do funcionamento psíquico, auxilia no direcionamento do tratamento mais indicado para cada caso, seja psicoterápico, medicamentoso, psicopedagógico, entre outros. Pode auxiliar também no processo de escolha ou orientação profissional.